Integral é Mais Saudável? Como Saber se um Alimento é Mesmo Integral?
- Nutri Aline

- 8 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Os alimentos integrais parecem ser a melhor opção para quem deseja ter um estilo de vida saudável, para redução de peso ou para controle do diabetes.

Um alimento é considerado integral quando todos os componentes do grão (farelo, gérmen e endosperma) são preservados durante o processamento e, por essa razão, possuem maior quantidade de fibras.
Além disso, durante o processo de refinamento há perdas de vitaminas, minerais e antioxidantes que estão presentes no farelo e no gérmen. Portanto, o alimento integral é mesmo mais nutritivo que o alimento refinado.
Para saber se um alimento é integral, atente-se à lista de ingredientes descrita no rótulo.
Os ingredientes que vem primeiro na lista de composição são os que estão presentes em maior quantidade no alimento. Assim, quando você for comprar um pão integral, por exemplo, verifique se a farinha de trigo integral é o primeiro ingrediente da lista ou se pelo menos está entre um dos primeiros. Se estiver, significa que é integral.
Outro ponto importante a ser levado em consideração, principalmente para quem é diabético, é a quantidade de açúcares presentes na composição. O açúcar deve ser um dos últimos ingredientes da lista.
Cuidado com as calorias!
Alimentos integrais possuem as mesmas ou até mais calorias que os alimentos refinados. A diferença entre eles está na quantidade de fibras e no valor nutricional, pois os integrais dão maior saciedade e auxiliam o bom funcionamento intestinal. Dessa forma, são mais indicados para quem faz reeducação alimentar e visa ter uma alimentação mais completa e equilibrada. Por possuírem uma absorção mais lenta, também são mais recomendados para quem tem diabetes.
Agora me conta, você gosta dos integrais? Deixe aqui o seu comentário.
Beijos da Nutri. Até o próximo post!







Comentários