top of page

Como Controlar a Ansiedade?

Todos nós temos ansiedade, algumas pessoas mais e outras menos. É normal se sentir ansiosa (o) quando algo muito importante está prestes a acontecer, o que é muito diferente da ansiedade patológica.


De acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde, o termo "ansiedade" tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, etc.


Existem vários tipos de transtorno de ansiedade que são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às expectativas de vida. Alguns sintomas desses transtornos estão relacionados à preocupação excessiva, medos exagerados, angústia, incapacidade de executar tarefas simples que fazem parte da rotina diária, falta de controle sobre os pensamentos, pavor, etc. Nesses casos, é necessário procurar o auxílio de um psicólogo.


A ansiedade é algo natural, desde crianças somos seres ansiosos. Você se lembra do primeiro dia de aula? ou de quando faltava 1 dia para a sua festa de aniversário? Pois é, você certamente se sentia ansiosa (o). A diferença é que a ansiedade normal costuma gerar euforia, enquanto na ansiedade patológica ocorre o contrário.


Se você sente essa ansiedade normal e por conta dela anda descontando na comida, eu tenho 4 dicas bem simples que vão te ajudar:


1) Inclua estes alimentos no cardápio: frutas cítricas (laranja, abacaxi, tangerina, acerola, etc), ovos, leite e derivados, banana, carnes magras, peixes, aveia, chocolate amargo, espinafre e nozes. Todos esses alimentos possuem na composição nutrientes que ajudam a controlar a ansiedade.


2) Treine sua respiração: inspire fundo e expire o mais devagar que conseguir. Essa técnica é muito antiga e conhecida pelos praticantes de meditação e yoga. Tire 10 minutinhos do seu dia para RES-PI-RAR. É comprovado cientificamente que a respiração certa tem o poder de acalmar e até de contornar sintomas depressivos.


3) Organize o seu dia: se você criar uma lista com tudo que tem para fazer no dia seguinte, com certeza perderá menos tempo e, consequentemente, a ansiedade e a pressa irão diminuir. Trace metas atingíveis e não se estresse se algo der errado, imprevistos podem acontecer.


4) Tenha um hobby: fazer algo que dê prazer é fundamental para acalmar a mente. Busque por atividades que lhe distraiam e se você ainda não tem um hobby, procure descobri-lo! Pode ser leitura, música, esporte, desenho, arte, jardinagem, dança, entre tantos outros.


Bora controlar a ansiedade colocando em prática o que você acabou de aprender?


Me conte se as dicas foram úteis. Deixe nos comentários!


Beijos da Nutri, até o próximo post!

Comentários


Nutri.Santo.Andre.png

Rua Porto Carrero, 529

Bairro Campestre - Santo André

 São Paulo - Brasil

CRN3 - 26803

Nutricionista

Tel: (11) 9 9755-6759

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2022 por Aline Alves

bottom of page