5 Benefícios da berinjela o número 4 é o melhor
- Nutri Aline

- 12 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
A berinjela é um alimento funcional que traz diversos benefícios para a saúde. Falei sobre alimentos funcionais aqui.

Alimentos funcionais são aqueles que além de nutrientes, promovem benefícios a mais para a saúde.
A ideia de que alimentos podem possuir propriedades terapêuticas não é recente. Há milhares de anos, as antigas culturas chinesa, indiana, egípcia e grega trabalhavam muito com o conceito de comida-remédio e atribuíam aos alimentos propriedades preventivas e curativas. A famosa frase de Hipócrates há 2500 anos atrás nos prova esse fato: "Faça do seu alimento o seu medicamento."
A berinjela é considerada um alimento funcional por ser rica em antocianidina, uma substância que faz parte do grupo dos flavonóides e que apresenta ação anti-inflamatória, anticarcionogênica e antioxidante.
Agora que você já sabe o que é um alimento funcional e porque a berinjela possui características funcionais, vou te apresentar 5 benefícios importantíssimos desse alimento, são eles:
1- Rica em vitaminas e sais minerais: na casca da berinjela se concentra as vitaminas B9 e B6 e os minerais fósforo, magnésio e potássio que são essenciais para a saúde. O potássio auxilia na diminuição de câimbras, ansiedade e depressão.
2- Previne doenças cardiovasculares, câncer e doenças neurodegenerativas: tudo isso se deve à coloração roxa da casca da berinjela que contém um composto fitoquímico chamado antocianina, derivado da antocianidina, responsável pelo combate de radicais livres. Essa substância apresenta propriedades farmacológicas, sendo utilizada para fins terapêuticos. Por essa razão, não retire a casca da berinjela quando for fazer alguma preparação.
3- Previne o envelhecimento precoce da pele: por ser rica em vitamina C, um nutriente que ajuda a manter a pele saudável, macia e hidratada. A vitamina C também tem função antioxidante, que auxilia a prevenção de rugas.
4- Auxilia o controle do peso corporal: a berinjela é rica em pectina, uma fibra solúvel, que promove saciedade, isso por que ao entrar em contato com a água, a pectina forma uma camada gelatinosa no estômago, reduzindo assim o apetite. Além disso, as fibras também melhoram o funcionamento intestinal.
5- Ajuda no controle da glicemia: por apresentar pouca quantidade de carboidratos e por ser rica em fibras, a berinjela tem um importante papel no controle dos níveis de glicose no sangue.
Demais né!? A berinjela faz mesmo muito bem para a saúde, além de ser super versátil.
É possível fazer inúmeras preparações usando berinjela.
A preparação que eu mais gosto é o antepasto de berinjela. Me conte aqui nos comentários, qual é o seu prato favorito feito com berinjela.
Um beijo da nutri.
Até o próximo post.







Comentários